Como lavar as roupas dos bebês

Muitas mães têm dúvidas quanto à lavagem e manutenção das roupinhas dos bebês. São peças delicadas que merecem cuidado especial, afinal vão ficar em contato direto com a pele frágil das crianças.

Indico aqui algumas dicas úteis sobre como separar as peças, lavar, retirar manchas, secar, passar e guardar. Bom, espero que sejam úteis:


Separe as roupas

O ideal é lavar as roupas dos bebês separadas. Não misture com as roupas da casa.  A separação é recomendável para evitar problemas de pele e alguma contaminação.

Lavar à máquina é mais seguro. Evita que fique partículas de sabão nas fibras. As máquinas também têm regulagens apropriadas para tecidos e cores diferentes (branco, cores vivas, algodão, lã, sintético ...). Além de poder utilizar água morna e diversos ciclos de lavagem.

Obs: sempre leia as instruções da etiqueta.

Lãs necessitam de cuidados especiais para evitar o encolhimento. Se na etiqueta disser para não lavar à máquina, lave à mão com água de morna para fria. Enxague várias vezes e deixe secar sobre uma toalha para que não deforme.

Dica: você pode usar uma redinha ou fronha para separar as roupas dentro da máquina para que não peguem pêlo.

Lavagem à mão





Alguns tecido e tramas vêm com instrução para lavagem manual, como a lã. Neste caso, prefira usar o sabão líquido. O sabão em barra impregna mais e é difícil de enxaguar. Pode ficar algum resíduo que seja agressivo para a bebê.

Nunca use água sanitária, pois pode causar alergia no seu bebê. 


A escolha dos produtos
Dê preferência para sabão em pó, detergente ou amaciante dermatologicamente testado, com a menção hipoalergênica. A pele da criança é muito mais sensível que a nossa por isso, use produtos suaves, desenvolvidos para crianças. Com o uso de amaciante as fibras ficam mais flexíveis, menos secas, o que facilita a secar e a passar.

Dica: se você optar por não utilizar produtos específicos para crianças (são mais caros edifíceis de encontrar), faça um enxague a mais para garantir que não vai ficar nenhum resíduo e que o cheiro do amaciante não irá causar alergia no seu bebê.

Dosagem




Para obter bons resultados, procure usar a dosagem de produtos e quantidade de roupas indicada pelo fabricante. Produto demais estraga as roupas. De menos, não limpa direito. 


Manchas

Cenoura, maçã, feijão, tomate, molho quando caem nas roupas mancham mesmo. E como são difíceis de tirar!  Selecione um ciclo de lavagem em que a temperatura seja a máxima permitida nas intruções de lavagem da etiqueta. Para tecido de algodão branco, passe um pano sobre a área manchada, molhado com álcool 90° e depois lavado com água pura.

Em um tecido delicado, experimente também produtos como Vanish, que podem ser usados em roupas brancas e de cor e removem, rapidamente,  manchas difíceis como sangue, molho de tomate, café, vinho, cosméticos, gordura e ketchup. Mas não se esqueça de enxaguar bem.

Comentários

  1. O blog Napracinha, que fala do cotidiano dos bebês e das mães, publicou esta postagem. Acesse o blog:

    http://www.napracinha.com.br/2012/05/como-lavar-as-roupas-dos-bebes.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede