Roteiro divertido para as férias



Férias de final de ano é tudo de bom. Um período mais longo, quando as crianças e os pais têm mais tempo para ficar juntos. Que tal elaborar um roteiro bem legal para conciliar  diversão com a rotina do dia a dia?

É possível ter férias super legais na sua cidade. Existem muitas opções para quem não vai viajar.

Aqui estão algumas dicas:

1) Programas culturais: levar as crianças em exposições, aquários, museus, pracinhas, igrejas e para ver lugares importantes na sua cidade. Você vai descobrir que a sua cidade proporciona mais coisas que você imagina.


Para o passeio ser super legal, é preciso se informar sobre o local, o tipo de atividade que vão fazer e já sair de casa conversando sobre o assunto. Leia um pouco, invente formas divertidas de explicar as coisas. Interagir é fundamental. Momento de conhecer suas crianças.

2) Dia de Mestre Cuca:  junte uma turminha e ajude-os a fazer uma receita bem fácil, voltada para crianças. O Dia de Mestre Cuca não é só para as meninas. Meninos também podem se divertir demais.

3) Clube: programe um dia do final de semana com sol para ir para o clube.  Piscina, bola, peteca, corre-corre e muita diversão esperam por vocês. Fique por perto das crianças, sempre  de olho, acompanhe nas brincadeiras. Passeio no clube é atenção redobrada com a segurança. Leve na bolsa protetor solar, frutas, água e roupas leves.

4) Parques e pracinhas: lugares amplos, com área verde, ao ar livre, são refrescantes e ajudam a aliviar as tensões. Há muitos parques e praças  interessantes na cidade, com atividades para crianças, que permitem vários tipos de brincadeiras, como jogar bola, peteca, patins, andar de bicicleta, pular cordas e até fazer pic nic.

5) Jardim zoológico: uma boa opção para passear e mostrar os animais de pertinho para as crianças. Explicar sobre as espécies, onde é o habitat natural de cada um. Os zôos normalmente são grandes, por isso, prepare-se para uma boa caminhada.

6) Resgatar brincadeiras antigas: com tantas opções e tecnologias, a maioria das crianças não conhecem brincadeiras que fizeram sucesso na infância dos pais. Resgatar estas histórias é divertido, pois permite que seus filhos imaginem os pais quando crianças, como foram, do que gostavam. É um vínculo afetivo interessante.  Corrida do saco, jogo de mímica, amarelinha, adedanha e tantas outras .... ai que saudade.

7) Teatro em sua casa: junte as crianças e crie uma historinha para ser encenada. Teatro de fantoches ou então o teatrinho comum. Você pode trabalhar questões importantes como,  jogar lixo na rua,  desperdício de água, não falar com estranhos. É educativo e divertido. Para os pequeninos, o teatro de fantoches funciona melhor. É legal também para trabalhar timidez, expressão e para que elas se soltem e se divirtam!

8) Cinema / teatro infantil: uma volta pelo shopping para brincar, fazer um lanchinho e assistir a um filme, de preferência em 3D e com direito a pipoca, é diversão garantida, principalmente para os dias de chuva. Nesta época de férias, muitos shoppings oferecem recreação e teatro infantil. Vale conferir.


A sessão de cinema também pode ser em casa. Chame os coleguinhas, prepare um lanche e coloque um filme bacana. Eles vão amar.

9) Leitura:  incentive a leitura, a curiosidade, o prazer em aprender coisas novas, mesmo nas férias escolares. Visite bibliotecas, feiras de livros e livrarias. Deixe que as crianças escolham as histórias e livros infantis  que querem ler.



10) Mesa de jogos:
existem vários jogos divertidos e inteligentes voltados para as crianças. Jogo de tabuleiro, de mímica, entre outros. Incentive sempre a brincadeira em grupo, a partilha e não a competição por si só. Mostre que o que importa é competir e não ganhar.

11) Piquenique: até mesmo no quintal de casa é bom demais. Experimente preparar lanchinhos leves, frutas, sucos e levar para um piquenique. A toalha  xadrez dá um  toque especial. Descubra um local em contato com a natureza. Você pode fazer brincadeiras que trabalhem todos os sentidos, inclusive o paladar com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo.

12) Visitar a família: quem não se recorda das férias com os primos, na casa da vovó? Faz parte da infância. É uma recordação boa que fortalece o vínculo com a família. Seja na casa dos avôs, avós, tios, tias, o importante é proporcionar este momento especial para as crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede