Hora de organizar o quarto




Manter o quarto das crianças organizado não é nada fácil. Elas estão sempre em movimento e precisam colocar a criatividade em prática. Com isso, acabam espalhando brinquedos, roupas, sapatos e uma infinidade de objetos por toda parte. E, claro, dá uma preguiça danada de juntar tudo,  organizar, já que em pouco tempo tudo vai sair do lugar novamente.

Sempre é possível contornar a situação quando se tem  alguém por perto para ajudar. É muito importante que os pais ajudem, principalmente dando o exemplo da organização e encorajando seus filhos a retornar as coisas para seus devidos lugares. Brigar só vai desanimá-los. Então, comece ajudando-o  a organizar e a mostrar como fica tudo muito mais fácil quando está arrumadinho.  Confesso que não é fácil sensibilizar as crianças para a organização, pois cada uma tem seus interesses e aptidões.  Mas com um pouco de paciência e compreensão das limitações de cada idade, você vai conseguir grande progressos.


Veja aqui algumas dicas:

1)     Faça uma abordagem tranqüila, sem bronca.  Valorize o que for positivo, como algo legal que eles tenham feito no quarto e não tenha como foco a desordem. 
2)     Quando começar a organizar, deixe que eles conduzam o processo, para que a organização seja a cara deles. Depois valorize as iniciativas, as ideias e, dia a dia, o esforço em manter tudo no lugar.
3)     Proporcione condições para que as coisas fiquem organizadas: espaço em gavetas e armários, prateleiras, caixas para brinquedos.
4)     Ajude a descartar o que não está sendo usado, ensinando o valor de doar em bom estado para alguém que precisa mais.
5)     E o mais importante: não cobre em excesso. Mostre as vantagens e permita que eles tenham seus momentos de diversão e desorganização. Aos poucos, organizar as próprias coisas vai virar um hábito.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede