Crianças na organização da casa: a partir de 1 ano e meio elas podem colaborar


Delegar afazeres para as crianças, faz com que elas cresçam com mais autonomia, é o que afirma uma matéria publicada no portal Uol.  Ao receber tarefas para desempenhar, a criança sente que faz diferença na dinâmica da casa

A partir de um ano e meio, a criança já pode contribuir para manter a arrumação da casa em dia, desde que assuma tarefas condizentes com a sua idade. 

Muitas vezes, na ânsia de querer fazer o melhor para os filhos, os pais acabam não delegando afazeres ou os concluem antes das crianças. "Os adultos costumam achar que o filho não guardou o brinquedo do jeito certo, misturou peças, que os objetos não estão organizados no caixote. Mas eles precisam respeitar e dar autonomia para que a criança realize essas tarefas", diz Adriana.

Quando a criança come algo na frente da TV e deixa o resto ali, os pais não devem recolher esse lixo, pois ele sempre vai pensar que vai ter alguém para fazer isso. Que aquela sujeira apenas desapareceu.

Tarefas que as crianças podem assumir de acordo com a idade:

De um ano e meio a dois anos

Guardar os próprios brinquedos, sempre sob o olhar e cuidados dos pais ou responsáveis. Já nessa faixa etária deve-se orientar o filho para que não jogue os itens, mas, sim, guarde-os para evitar que estraguem. No começo, os adultos devem verbalizar "vou ajudar dessa vez, mas na próxima quero que você guarde sozinho". Se a criança pedir ajuda, os pais podem auxiliar, mas sempre deixando o filho se responsabilizar pela maior parte da tarefa.
    
De dois a três anos

Uma atividade que pode ser muito divertida para as crianças e que ajuda a manter a casa limpa é tirar pó. Outra tarefa simples que ajuda na organização é colocar as roupas sujas no cesto. Nessa idade, também é possível pedir ao filho que guarde itens após o almoço ou jantar, como jogos americanos ou porta-guardanapo que ficaram na mesa. Na escola, a criança já pode abrir o próprio lanche, jogar restos no lixo, e não no chão. Também é possível ensinar a colocar os itens descartados nos lugares certos para iniciar a reciclagem, sempre usando cores diferentes para separação do lixo reciclado do orgânico. 

De quatro a cinco anos

Nessa faixa etária, as crianças já sabem contar e podem auxiliar na hora de arrumar a mesa para as refeições. Após todos comerem, ela também pode levar o prato para a pia. O filho também pode ajudar os pais a guardar as compras de supermercado. Uma outra tarefa que serve para conscientizar sobre a importância de colaborar em casa é deixá-lo incumbido de regar as plantas.
    
De seis a nove anos

As crianças dessa faixa etária têm maturidade suficiente para arrumar a própria cama e a mesa de estudos. Além disso, o filho pode aprender a preparar alguns lanches fáceis, recolher o lixo e dobrar roupas limpas. Uma tarefa que também pode ser ensinada é lavar a louça. No entanto, a criança sempre deve fazer essa tarefa sob a supervisão de um adulto e quando tiver louças mais leves, sem objetos cortantes.

Acima de dez anos

A partir dessa idade, as crianças estão habilitadas a colocar roupas sujas na máquina para lavar, ajudar no preparo do jantar, fazer o lanche para levar para a escola, cuidar da limpeza do próprio quarto, trocar a roupa de cama, guardar a louça e passar pano no chão.


Fonte: site Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede